sábado, 13 de novembro de 2010

Um siri vai lhe trazer alegria.

Sempre que o mundo desabava sobre minha cabeça, eu ia andar pela praia, próxima de onde morava.



Um dia encontrei uma bela garotinha de olhos tão azuis quanto o mar, construindo um castelo de areia ou algo parecido.



- Oi, disse ela.



Eu respondi com um aceno de cabeça, não estava com humor para me aborrecer com uma criança.



- Você quer me ajudar a construir meu castelo?



- Hoje não. Falei pouco atencioso.



- Eu gosto de sentir a areia em meus dedos do pé, ela falou sorridente.



Que boa idéia, pensei, e tirei meus sapatos. Um siri deslizou próximo.



- Isto é uma " alegria ", falou a criança.



- É um o quê?, perguntei.



- Isto é uma " alegria ", livre pela praia.



- Adeus " alegria ", olá dor, murmurei comigo mesmo e continuei a caminhar.



Eu estava deprimido, mas a menina não desistia e perguntou:



- Qual é o seu nome?



- Eu sou Robert Peterson, respondi..



- O meu é Wendy... Eu tenho seis anos.



- Oi, Wendy.



Apesar de minha melancolia fui obrigado a rir e continuei caminhando.



Sua risadinha musical me seguiu.



- Venha novamente, Sr. Robert, disse ela, animada.



- Nós teremos outro dia feliz.



Meus dias foram atribulados e somente semanas depois é que voltei à praia.



A brisa era fria, mas eu andava a passos largos, tentando readquirir serenidade.



Tinha até me esquecido da criança, quando ela apareceu.



- Oi, Sr. Robert., você quer brincar?



- Não sei, que tal charadas? Perguntei sarcasticamente.



- Eu não sei o que é isto, falou a menina.



- Então me deixe continuar a caminhada.



- Onde você mora? Perguntei-lhe.



- Ali. Ela respondeu apontando na direção de uma fila de cabanas de verão.



- Como você vai para a escola?



- Eu não vou à escola. A mamãe disse que nós estamos de férias.



Ela tagarelou e quando eu ia voltar para casa, Wendy disse que tinha sido outro dia feliz. E havia sido mesmo.



Três semanas mais tarde, eu andava apressado pela praia, quase em pânico, quando a garota me alcançou.



- Olhe, se você não se importar, hoje eu quero andar sozinho.



Ela me pareceu pálida e sem fôlego.



- Por que?, ela perguntou.



- Porque minha mãe morreu! Gritei.



- Oh, então este é um dia ruim, falou a menina com ar de tristeza.



- Sim, eu disse, e ontem e anteontem também. Vá embora!



Um mês depois disto, fui andar novamente na praia, mas ela não estava lá.



Sentindo-me culpado e admitindo para mim mesmo que sentia falta dela, subi até à cabana, e bati na porta.



Uma mulher jovem atendeu.



- Olá, eu sou Robert Peterson.



- Senti a falta de sua pequena menina e gostaria de saber se ela está bem.



- Oh, sim, Sr. Robert, entre, por favor.



- Wendy falou muito do Senhor.



- Eu tinha receio que ela estivesse lhe aborrecendo.



- Se ela foi um incômodo, por favor, aceite minhas desculpas.



- Não, sua filha é uma criança muito amável. Onde está ela?



- Wendy morreu na semana passada, Sr. Robert. Ela tinha leucemia. Talvez não tenha lhe contado...



A notícia me deixou cego e mudo, por alguns instantes...



E a mãe continuou:



- Ela adorava esta praia e parecia um tanto melhor aqui. Aqui teve muito do que ela chamava de " dias felizes ". Mas nos últimos dias, ela piorou rapidamente... Minha filha deixou algo para o Senhor...



Entreguei-lhee um envelope, onde estava escrito para o Sr. " R. P. " em grandes letras infantis.



Dentro havia um desenho uma praia amarela, um mar azul, e um siri marrom. Embaixo estava escrito:



- " Um siri vai lhe trazer alegria. "



Lágrimas rolaram de meus olhos, e um coração que quase esqueceu de amar as pessoas abriu-se largamente.



- Tomei a mãe de Wendy em meus braços e murmurei repetidas vezes: - Eu sinto muito, sinto muito!



O pequeno e precioso desenho está agora emoldurado e pendurado em meu escritório.



Seis palavras uma para cada ano de sua vida me falam de harmonia, felicidade,coragem, amor, paz e desinteresse.



De mais atencao as pequenas coisas e gestos no seu dia a dia... Daremos o edevido valor quando perdemos algo precioso... A'i sera tarde demais para lamentar... Ficarao apenas singelas recordacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário